Professor do Instituto Politécnico distinguido por Universidade americana com ‘honoris causa’ em Protecção Civil

Guarda | Ensino

Pedro Simões, coordenador do CTeSP em Riscos e Protecção Civil do Politécnico da Guarda, foi distinguido pela Grendal University de Miami com o grau honoris causa. Docente há 17 anos, foi pioneiro na formação superior nacional e internacional em Protecção Civil.
Este grau, que reconhece percursos de mérito e excelência, foi concedido ao docente pelo trabalho que tem desenvolvido nesta área em Portugal, nos EUA e em Espanha. A entrega da distinção decorreu a 25 de Novembro de 2022, em Caracas, na Venezuela, numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades governamentais e diplomáticas.
Pedro Simões disse que “é uma honra ser distinguido pelo meu trabalho no domínio da Protecção Civil, sobretudo porque este é um reconhecimento único: não existe em nenhuma parte do mundo um doutoramento na área da Protecção Civil e Segurança”. E acrescentou: “Esta distinção reforça o meu empenho em, juntamente com o Politécnico da Guarda, continuar a trabalhar para reforçar o ensino nesta área e para a criação de novas formações ao nível do ensino superior”.
O docente foi um dos responsáveis pelo desenho do CTeSP em Riscos e Proteção Civil, lançado pelo Politécnico da Guarda no ano lectivo de 2020/2021. A formação, que vai na sua segunda edição, tem como objectivo formar profissionais aptos a desenvolver acções de prevenção em casos de risco iminente e catástrofes.
Natural das Caldas da Rainha, Pedro Simões é licenciado, mestre e doutor em Comunicação e conta com várias pós-graduações e títulos de Especialista no currículo. Docente em diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais foi membro fundador do Observatório de Segurança Criminalidade e Terrorismo e da Asprocivil, a primeira Associação de Protecção Civil e Segurança, porta-voz do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e o responsável ibérico do Firefighter’s Combat Challenge, campeonato mundial de bombeiros.

Notícias Relacionadas