Guarda
O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, vai inaugurar, no dia 30 de Abril, a FIT – Feira Ibérica de Turismo 2015, anunciou na segunda-feira, dia 13 de Abril, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, no final da reunião quinzenal do executivo.
De acordo com o autarca, a edição deste ano da FIT ficará marcada pelo sucesso, tendo em conta a procura registada, que levou mesmo a autarquia a rejeitar inscrições. Álvaro Amaro, que diz estar já preocupado com a 3.ª edição, referiu que a feira é “um caso invulgar” de sucesso, o que “responsabiliza muito” a organização. O sucesso do evento, em sua opinião, “prova que havia aqui um nicho de mercado que estava por preencher”, em matéria de turismo, que é hoje “reconhecidamente um dos sectores alavanca da nossa economia”. A elevada procura e o facto de terem sido rejeitadas inscrições prova que a Guarda tem uma lacuna, relacionada com o facto de não ter um centro de exposições, observou.
Na FIT 2015, a realizar entre 30 de Abril e 3 de Maio, no Parque Urbano do Rio Diz, vão participar mais de uma centena de expositores ligados ao sector do turismo. A feira deste ano terá cerca de 7 mil metros quadrados de área coberta. Conta também com uma maior participação espanhola, uma vez que estão inscritas cerca de duas dezenas de entidades do país vizinho, entre hotéis, organismos públicos, agências de viagens, associações, entidades privadas e empresas da área da restauração.
Através desta feira a autarquia pretende “promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores que possam fixar-se na Guarda”. Regiões de Turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, reservas naturais, comissões vitivinícolas, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia ou artesanato destacam-se no rol de expositores na edição de 2015 da FIT.
O certame é uma organização da Câmara Municipal da Guarda e é um evento importante, realizado no Interior do país, mas equidistante entre Lisboa e Madrid, onde empresários, agentes turísticos e investidores encontram “uma oportunidade privilegiada para contactos, troca de informações e desenvolvimento de parcerias”.
O presidente da Câmara da Guarda referiu que o custo da edição deste ano da FIT está estimado em 220 mil euros mais IVA. A autarquia prevê cobrar 50 mil euros com o aluguer dos espaços e bilhetes e vai procurar obter financiamento comunitário para cobrir a restante verba.
A feira funcionará de quinta-feira a domingo, entre as 12.00 e as 00.00 horas. Os bilhetes para o certame já se encontram à venda no Guarda Welcome Center (Praça Luís de Camões) e na Câmara Municipal. O ingresso diário custa 1,5 euros e o geral – para os quatro dias – custa 4 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, show cooking, actividades desportivas ao ar livre, workshops, caminhadas, entre muitas outras propostas. São de destacar os concertos de Triquel (Valladolid, Espanha), Lucky Duckies, Banda Red, Copituna D’Oppidana e Tuna da Universidade de Salamanca (Espanha) que animarão respectivamente as noites da FIT entre 30 de Abril e 3 de Maio. Paralelamente ao programa da feira decorrerão também actividades complementares organizadas pelos expositores.