Os Passadiços do Mondego foram galardoados na 5ª edição dos prémios do Imobiliário Expresso/SIC Noticias, numa sessão organizada pelo Expresso e da SIC Notícias que se realizou, no dia 19 de Outubro. Nesta edição foram avaliados projectos terminados em 2022, em oito categorias. Os Passadiços do Mondego foram distinguidos na categoria Espaço Público: Espaço Verde/Urbanismo. O Prémio foi entregue ao presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, durante a sessão que decorreu no Paço dos Duques, em Guimarães.
A organização distinguiu projectos nas seguintes categorias: Melhor empreendimento – Construção Nova; Reabilitação Urbana e Reconstrução; Espaço Público; Arquitectura de interiores; Sustentabilidade; Inovação na mediação; Inovação na Construção; Projecto de Impacto económico, social e ambiental; e Prestígio.
Recorde-se que os Passadiços do Mondego foram inaugurados no dia 6 de Novembro de 2022. Trata-se de uma obra estruturante do Turismo da Guarda e que tem atraído milhares de visitantes não apenas ao concelho da Guarda, mas a toda a região centro do país, vindos sobretudo de Portugal e Espanha.
Os Passadiços do Mondego estendem-se por 12 km entre a Barragem do Caldeirão e a localidade de Videmonte, em território que é também Parque Natural da Serra da Estrela e Geopark Mundial da UNESCO. O percurso aproveita 5Km de caminhos já existentes e integra uma zona de 7km de travessias, passadiços e pontes suspensas com paisagens de cortar a respiração e onde abundam as veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos e onde ainda é possível observar os vestígios de património industrial de antigas fábricas de lanifícios ou de produção de electricidade.