Guarda
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e a secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar visitaram as instalações da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro na Guarda, no dia 21 de Março.
A visita teve como objectivo verificar as obras que decorrem nas instalações da sede da unidade, na antiga Escola de S. Miguel.
Recorde-se que o Município da Guarda e a Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, a 21 de Dezembro de 2023, um Contrato de Comodato, no âmbito da cedência das instalações da antiga Escola de S. Miguel para a sede do Comando da UEPS.
A instalação do comando da UEPS da GNR, na cidade da Guarda, foi anunciada em 2019 pelo então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em 2021, durante a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à UEPS, na cidade mais alta, o governante renovou essa intenção.
A integração das equipas nas novas instalações está a ser realizada de forma faseada. Na primeira fase estão instalados cerca de 50 a 55 militares, que no futuro poderão vir a ser cerca de 250 militares a operar diariamente.
A antiga escola de S. Miguel está instalado o Comando Nacional e o Estado-maior da UEPS, uma Companhia Ataque Estendido, o comando da Companhia de Intervenção e Socorro 14 Viseu/Lafões/Beiras e Serra da Estrela/Beira Baixa, o posto de intervenção e protecção e socorro da Guarda e o Centro Nacional de Formação para a UEPS.