Jornadas de Educação da Guarda sobre os novos modelos de educação

Guarda

O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda promove nos dias 3 e 4 de Novembro as I Jornadas de Educação da Guarda.
A iniciativa, que decorre no Teatro Municipal da Guarda, destina-se a professores, educadores, professores estagiários, pais e encarregados de educação, estudantes do ensino superior, pessoal não docente, psicólogos escolares, técnicos superiores de educação, decisores políticos na área da educação e público em geral.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque explica que “importa pensar nos novos modelos de educação, nas suas vantagens e desvantagens, no seu contributo para o desenvolvimento dos territórios, na sua atractividade e no seu potencial diferenciador”.
A sessão de abertura terá lugar, no dia 3 de Novembro, no Grande auditório do Teatro Municipal da Guarda. Segue-se, às 15.00 horas, a apresentação do tema “Inovação na Escola: como promover a inovação e a criatividade em contexto escolar?”, com Carlos salgueiro. Às 17.00 horas, no Pequeno Auditório é apresentado o tema “Inovação e ambientes de aprendizagem activa em espaços flexíveis”, por Cidália Marques e Sónia Moreira; e no grande auditório o tema “Formação e desenvolvimento profissional dos docentes”, com Nuno Dorotea e Fernando Delgado.
Os trabalhos continuam às 21.00 horas, no Café Concerto, com o debate do tema “A educação como factor de fixação de população e combate à desertificação”, em que serão intervenientes o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, o Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola Secundária Afonso de Albuquerque, o presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Presidente do NERGA e Presidente da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela.
No segundo dia, os trabalhos recomeçam às 14.00 horas, no Grande Auditório do TMG com o tema “Do que é que falamos quando falamos de inovação pedagógica?”, com Ariana Cosme.
Às 16.00 horas os trabalhos dividem-se pelo Grande Auditório (A educação socioemocional e o desenvolvimento pessoal dos alunos), Pequeno Auditório (Práticas de inovação pedagógica | Erasmus+ e eTwinning: oportunidades de aprendizagem internacional), e Café Concerto (A voz dos alunos).
A sessão de encerramento será às 18.00 horas, no Grande Auditório e abordará o tema “Educar: o futuro está mesmo nas nossas mãos?”

Notícias Relacionadas