Projecto da Câmara Municipal da Guarda
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, procedeu, na quinta-feira, dia 15 de Maio, à assinatura pública do auto consignação da empreitada de arrelvamento sintético do Campo de Jogos do Zambito, localizado junto do campus do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A obra, vai ser executada pela empresa Biosfera Construções, tem um prazo de execução de 120 dias e custa 347 mil euros mais IVA.
A intervenção, projectada pelos técnicos da Câmara Municipal da Guarda, contempla, entre outros aspectos, o redimensionamento do actual campo de jogos, a colocação do relvado sintético, a duplicação dos balneários existentes, a instalação de painéis solares para produção de água quente sanitária, a colocação de vedação em redor do recinto e a instalação de um sistema de rega (com recurso a uma nascente localizada nas imediações do recinto desportivo).
Na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada, o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, referiu que a execução do projecto é “uma justiça para com os pais, as mães, os encarregados de educação e as centenas de crianças que aqui se dedicam à prática desportiva e não têm condições”.
O autarca lembrou que durante a campanha eleitoral autárquica ficou preocupado pelo facto de a Guarda ser uma capital de distrito e não ter um campo sintético para a prática da actividade desportiva, como acontece em outros locais. Contou ainda que a decisão de avançar com a obra foi tomada no dia em que tomou conhecimento que nos campos pelados da cidade, antes dos jogos, eram utilizados colchões velhos para limpeza das pedras soltas e alisamento do terreno.
Álvaro Amaro também explicou que a decisão de o executivo municipal fazer o arrelvamento sintético do Campo do Zambito foi tomada pelo facto de o recinto ser propriedade da Câmara Municipal, o que facilitou a candidatura a fundos comunitários, para financiamento da obra a 85%. A candidatura foi apresentada no “fechar das portas” do Quadro Comunitário, e a Câmara ainda não sabe se o projecto “vai ser aprovado”. Se não for aprovado, então a despesa será assumida inteiramente pelos cofres do Município.
O novo sintético poderá ser utilizado por todos os clubes do concelho da Guarda e também pelo IPG, segundo o presidente da autarquia, que reconhece que o novo equipamento desportivo poderá ajudar a valorizar o curso de Desporto do IPG. “Por ora, vai ser gerido pelo Departamento de Desporto do Município”, acrescentou o autarca.
Álvaro Amaro afirmou ainda no seu discurso que a Câmara Municipal da Guarda está neste momento a executar o arrelvamento sintético de um campo de futebol, sem deixar de ter a ambição de “um dia, podermos pensar na tal Academia de Desporto” no concelho.