As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Hotel de Turismo entaipado pelo Turismo de Portugal

Guarda

O edifício do antigo Hotel de Turismo da Guarda está a ser vedado pelo Turismo de Portugal para evitar actos de vandalismo. Nas últimas semanas, o imóvel começou a ser entaipado, uma operação que não tem nada a ver como o início das obras de recuperação ou adaptação, uma vez que o projecto ainda não deu entrada na Câmara da Guarda.
“A informação que nos foi dada pelo Turismo de Portugal foi de que iria vedar o Hotel de Turismo para evitar actos de vandalismo ou outros, para proteger o imóvel, para proteger o edifício”, disse o Presidente da autarquia, Sérgio Costa.
Trata-se de uma acção de “prevenção pois o imóvel deve ser protegido” devido ao facto de ser “visitado por pessoas indesejadas”.
Sérgio Costa referiu que “este património é uma verdadeira jóia da coroa, um património de todos nós” e, por isso, “deve ser sempre protegido” o que levou o Turismo de Portugal a “tomar a decisão de entaipar de vedar o espaço envolvente”.
“Aguardamos que o projecto possa dar entrada para licenciamento mas até ao momento ainda não deu entrada”, adiantou o presidente da Câmara da Guarda. E acrescentou: “Sempre que são detectados intrusos, anomalias ou danos naquele edifício nós comunicamos de imediato ao Turismo de Portugal que vai tomando as medidas paulatinamente como tomou esta agora de fazer a vedação”.
Recorde-se que o Hotel Turismo da Guarda, um edifício emblemático no centro da cidade da Guarda, foi integrado na rede de Pousadas de Portugal e entregue à Empresa Nacional de Turismo, SA., para reabilitação e posterior exploração. O anúncio foi feito pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no dia 17 de Janeiro deste ano.
O Hotel Turismo da Guarda encerrou em Outubro de 2010, tendo sido comprado pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda no ano seguinte por 3,5 milhões de euros .
“Com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à ENATUR, Empresa Nacional de Turismo, SA., o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público”, referiu o Ministério da Economia.

Ler também:  Guarda - Dia Mundial do Turismo com Conferência, Caminhada nos Passadiços do Mondego

Notícias Relacionadas