A Associação Hereditas, em colaboração com a Casa de S. Vicente, na Guarda, vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos 2019, com a conversa aberta “A Judiaria da Guarda – Mitos e Realidades”. A iniciativa está marcada para o dia 28 de Março, pelas 18.00 horas, na Casa de São Vicente.
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi criado em 28 de Março de 1993, na data de aniversário do Historiador Alexandre Herculano. Um dos maiores defensores do legado histórico-cultural preservado nos diversos centros históricos de cidades e vilas de Portugal.
“De forma a homenagear o seu legado e simultaneamente renovar este espírito de investigação, será levada a cabo uma conversa informal no qual serão discutidos temas relacionados com a História da Judiaria da Guarda”, explica a organização.
A iniciativa pretende dar a conhecer a todos os interessados, e sobretudo aos actuais habitantes deste bairro da Guarda, a investigação feita pela Associação Hereditas de maneira a “desmistificar certas ideias e interpretações inexactas sobre a judiaria, e democratizar o acesso ao Património Cultural”.