As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Guarda – Câmara investe um milhão de euros na proteção da floresta e na segurança das pessoas

“O Município da Guarda investe anualmente um milhão de euros na proteção da floresta e na segurança dos nossos cidadãos”, disse, o presidente da Câmara da Guarda, na sessão solene que assinalou o 18º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra e teve lugar no último domingo, 3 de Novembro.

Sérgio Costa considerou que este valor não é considerado como uma despesa mas sim como “um investimento de que nos orgulhamos profundamente”.

“Queremos que as nossas comunidades, de cada aldeia ao centro urbano, sintam a segurança e a presença dos meios de socorro, numa lógica de proteção e solidariedade territorial”, considerou o autarca.

Sobre o apoio que a Câmara tem dado às corporações, Sérgio Costa disse que “actualmente, o Município da Guarda destina mais de meio milhão de euros anuais às corporações do nosso concelho”, explicando que “estes fundos são canalizados para subsídios ordinários, equipamentos de proteção, e para as nossas oito Equipas de Intervenção Permanente (EIP), garantindo que dispomos de 40 bombeiros profissionais adicionais, pagos em 50% pelo nosso Município”. Adiantou ainda que “este investimento, de 320 mil euros, é uma resposta concreta para robustecer o nosso dispositivo de segurança e garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer ocorrência”.

Ler também:  Guarda - Centro de Estudos Ibéricos promove Encontro “Imagem & Território”

Destacou ainda o investimento de 80 mil euros nas equipas de sapadores florestais. “Estas equipas trabalham ao longo de todo o ano na prevenção de incêndios, garantindo uma vigilância constante e uma preparação preventiva que tem sido crucial para a defesa da nossa floresta e das nossas aldeias”, explicou.

A Câmara da Guarda também entrega anualmente um subsídio ordinário de 100 mil euros às corporações, e “em momentos de necessidade ou renovação, continuamos a apoiar com subsídios extraordinários para a aquisição de novos equipamentos, fundamentais para que as corporações possam cumprir a sua missão com os melhores meios”.

Sérgio Costa também fez referência ao Programa Aldeia Segura, onde a autarquia está a investir 430 mil euros em meios de primeira intervenção para as Juntas de Freguesia.

“Este é um programa que vai ao encontro da nossa estratégia de proximidade, reforçando a capacidade de resposta imediata em cada freguesia”, explicou o autarca.

Em relação aos investimentos que a autarquia está a realizar em Famalicão da Serra, Sérgio Costa destacou a recuperação da Estrada Municipal 525, “uma estrada que, há mais de 20 anos, clama por uma intervenção digna das necessidades e da segurança dos seus utilizadores”.

Ler também:  Guarda - Festival do Azeite e do Pão na Ramela e João Antão

Considerou que a Estrada Municipal 525 “é uma via de ligação fundamental, que serve os residentes, facilita o acesso aos serviços e é vital para o trabalho diário dos nossos bombeiros”.

O presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra destacou a importância do corpo de bombeiros na segurança de pessoas e bens e pediu ajuda para aquisição de uma viatura VTTS de combate e apoio a incêndios rurais. António Fontes apontou a necessidade de se avançar par a aprovação de um Regulamento  de Benefícios Sociais do Bombeiro, para atrair mais jovens para esta causa. 

Na sessão do 18º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra foram atribuídas distinções a alguns bombeiros da cooperação.

Notícias Relacionadas