Guarda
Fazer do antigo Hotel de Turismo da Guarda “uma unidade hoteleira de referência integrada na rede das Pousadas de Portugal” foi a certeza deixada, na Guarda, pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, durante a inauguração do Guarda Wine Fest, no dia 14 de Julho. Disse que “o Governo está a acompanhar de perto e tem todo o interesse em que o projecto avance o mais rapidamente possível”.
Nuno fazenda considerou que a revitalização do antigo Hotel de Turismo da Guarda “é uma prioridade de vários parceiros”, nomeadamente da ENATUR, Turismo de Portugal e Pousadas de Portugal que “têm estado a trabalhar nesse dossiê no sentido de assegurar a sua operacionalização a breve trecho”.
Sérgio Costa disse que “o Hotel de Turismo da Guarda é uma jóia da coroa”, lembrando que “há alguns meses atrás foi assinado um protocolo”. E acrescentou: “Aguardamos, a todo o momento, que esse processo possa avançar”. Referiu ainda que “o processo não está dependente do município, está dependente da empresa que assinou o protocolo, juntamente com o Turismo de Portugal”. Acredita que “certamente será uma realidade no futuro” e deseja que “esse processo possa ter o desfecho no mais curto espaço de tempo possível”.
Recorde-se que na assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Turismo de Portugal e a ENATUR, que decorreu na Câmara da Guarda, foi referido que o Hotel de Turismo integrará a Rede de Pousadas de Portugal e deverá abrir em 2025.
Na ocasião, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, garantiu a existência de vontades para reabilitação deste icónico edifício da cidade da Guarda.