Mais de 30 mil pessoas visitaram a Feira Ibérica de Turismo (FIT) que decorreu na cidade da Guarda entre quinta-feira, dia 30 de Abril, e domingo, dia 3 de Maio, revelou o presidente da Câmara Municipal da Guarda. A feira foi realizada no recinto do Parque Urbano do Rio Diz, onde ocupou o semicoberto existente e duas tendas, com uma área coberta com cerca de 7 mil metros quadrados.
De acordo com o autarca Álvaro Amaro, a forma como decorreu a segunda edição do evento, que contou com a participação de mais de 100 empresas e instituições ligadas ao sector turístico, é motivo de “encanto” e de “orgulho” para o executivo que lidera. “Foi uma aposta ganha, vamos pensar já na 3.ª edição”, disse Álvaro Amaro em relação ao certame que pretendeu divulgar as potencialidades do sector turístico de Portugal e de Espanha e atrair visitantes para a cidade.
Entretanto, a Câmara Municipal da Guarda emitiu um comunicado onde refere que a FIT ficou “coroada de êxito” e afirma-se “como impulsionadora ibérica no sector do turismo”. “A FIT trouxe à Guarda mais de 100 empresas e instituições ligadas ao sector turístico, afirmando-se pelo segundo ano consecutivo como um importante centro de negócios e como plataforma impulsionadora da divulgação e promoção turística da região. Durante quatro dias, a Guarda foi um importante ponto de encontro para parcerias por parte das empresas e instituições que estiveram presentes na Feira. Destaque também para a grande afluência de público com um número de visitantes que ultrapassou os 30 mil”, refere a autarquia. E acrescenta: “Apenas na segunda edição a FIT tornou-se claramente numa referência ibérica. Entre 30 de Abril e 3 de Maio, a Guarda foi mesmo a Capital Ibérica do sector turístico, congregando sinergias na região. E são várias as potencialidades que esta região transfronteiriça reúne em seu torno, exemplo disso são a Serra da Estrela, da Gardunha e de Béjar, os Patrimónios Mundiais do Vale do Côa, de Siega Verde e de Salamanca, ou ainda as Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto e a Rede de Judiarias”.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, citado na nota, destaca a importância do certame e desafiou outras instituições do sector do turismo, para se consolidar a marca “Feira Ibérica de Turismo (FIT)”.