Exposição “Diálogos” mostra o património de quatro dioceses na “Expoecclesia”

Guarda | Inauguração será esta sexta-feira

A exposição “Diálogos – Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador”, é inaugurada amanhã, às 18.00 horas, no espaço Expoecclesia, e apresenta cerca de meia centena de peças de diversas tipologias artísticas, das dioceses de Aveiro, Viseu, Guarda e Lamego.
A exposição compreende peças de pintura, escultura, azulejaria, ourivesaria e paramentaria, num arco cronológico que abrange os períodos medieval, moderno e contemporâneo, e que provoca o cruzamento de diferentes propostas estilísticas e iconográficas. Esta é a primeira exposição interdiocesana organizada pelos departamentos de bens culturais da Igreja das dioceses de Aveiro, Viseu, Guarda e Lamego.
“As obras seleccionadas permitem compreender a temática que estrutura a exposição: A complexidade e interesse dos diálogos que se desenvolvem entre o artista e os materiais que utiliza para a criação de obras de arte, são fruto da criação de Deus”, explicam os promotores da iniciativa.
As quatro dioceses – Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu – partilham 50 peças de diversas tipologias artísticas, como a pintura, a escultura, a azulejaria e a ourivesaria, dos períodos medieval, moderno e contemporâneo, “provocando o cruzamento de diferentes propostas estilísticas e iconográficas”.
“A realização desta iniciativa em parceria das quatro dioceses ocasiona a ampliação do acesso à fruição dos bens culturais da Igreja, bem como a troca de experiências e o confronto de especificidades e identidades entre o património deste vasto território, no quadro de uma mesma Igreja”.
As dioceses assinalam que a “a salvaguarda do património” está sempre associada estes projectos, promovida pelas intervenções de conservação e restauro das obras que vão ser expostas, uma oportunidade para “possibilitar a fruição a um público muito alargado de obras que na sua maioria não se encontram ao culto”.
A exposição já passou pelo Museu Diocesano de Lamego, Casa da Cultura de Ílhavo (Aveiro) e Museu da Misericórdia em Viseu, ficando a partir desta sexta-feira, 16 de Setembro, patente ao público no espaço ‘Expoecclesia’, na Guarda
Recorde-se que o espaço ‘Expoecclesia’, na capela do Antigo Seminário e Paço Episcopal, foi inaugurado no dia 13 de Julho deste ano, com a abertura da exposição ‘Mulier, Mater, Magistra’ (Mulher, Mãe, Mestra) que apresenta mais de uma centena de peças de várias paróquias da diocese.
A ‘Expoecclesia’ acolheu também o lançamento do ‘Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé’, que apresenta os 37 monumentos de culto classificado (em espanhol, inglês e francês), e a realização de uma experiência virtual sobre a História da Diocese da Guarda, numa atmosfera imersiva, através do recurso a multimédia.
Inicialmente anunciado como Museu Diocesano da Guarda, o espaço agora com a designação ‘Expoecclesia’, pode ser visitado gratuitamente, de quinta a segunda-feira.

Notícias Relacionadas