As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Escuteiros da Guarda estiveram unidos a todo o mundo através da rádio e da internet

Guarda

A Fraternidade de Nuno Álvares, Núcleo da Guarda, acolheu a iniciativa “Jota Joti – Jamboree no Ar”, entre 14 e 16 de Outubro, em sintonia com escuteiros de todo o mundo através da rádio e internet. Passaram pelo posto instalado no salão de catequese da Capela do Bonfim, 90 pessoas, provenientes do Agrupamento 134 do CNE, da Guarda, do Agrupamento 1402 de S. Miguel da Guarda e do próprio Núcleo da FNA da Guarda.
Maria Isabel Reis, Presidente do Núcleo da Guarda, da Fraternidade de Nuno Álvares disse que “esta actividade, que contou com três radioamadores, não se efectuava na cidade da Guarda desde os anos 80 pelo que se traduziu numa novidade, com vontade de se repetir no próximo ano”.
O Jota-Joti deste ano reuniu milhões de jovens de todo o mundo ao longo de um fim-de-semana repleto de diversão, amizade e aprendizagem com o intuito de unir todos os escuteiros através de rádio e internet.
O Jamboree no Ar e Jamboree na Internet, conhecido como Jota-Joti, neste ano teve como objectivo colocar os escuteiros de todo o mundo a “desenvolver o seu conhecimento e interesse pelas telecomunicações, e a desenvolver uma consciencialização de cidadania global, para que em conjunto possam contribuir para enfrentar os principais desafios do nosso Planeta”.
No Jota-Joti deste ano, os escuteiros portugueses tiveram a oportunidade de comunicar com a comunidade lusófona de uma forma mais organizada, criando ou cimentando amizades entre os escuteiros de vários países lusófonos.
O Jota-Joti é o maior evento de escutismo do mundo, acontece online e pelas ondas de rádio, unindo crianças e jovens para reflectir sobre os objectivos do desenvolvimento sustentável.

Ler também:  Entrevista: Sérgio Costa – Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Notícias Relacionadas