Entrega do Prémios CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território

Guarda

A entrega do Prémios CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território 2021 aos investigadores Sofia Marques da Silva e João Almeida, teve lugar no dia 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Sofia Marques da Silva e João Almeida venceram o concurso, respectivamente, na modalidade 1. “Investigação: Territórios e sociedades em tempo de mudança” e na modalidade 2. “Projectos e iniciativas inovadoras: Inovação em territórios de baixa densidade”.
Na sessão, que contou com representantes da Câmara Municipal da Guarda, das Universidades de Coimbra e de Salamanca e do Instituto Politécnico da Guarda, os investigadores apresentaram os objectivos, metodologias de análise e estudo e ponto de situação dos projectos premiados: “Jovens que regressam: motivações para voltar e investir as suas vidas em regiões de baixa densidade após formação no Ensino Superior” (modalidade 1) e “Rural (Soft) Landing – Criação de comunidades de acolhimento a trabalhadores remotos em territórios de baixa densidade” (modalidade 2).
Lançado em 2017, o Prémio CEI-IIT (CEI – Investigação, Inovação e Território) tem por objectivo distinguir trabalhos, projectos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.
No final da Sessão foi lançada a edição de 2023 do Prémio CEI-IIT.

Notícias Relacionadas