A Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Centro de Estudos Ibéricos e a Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móbiles (ACLEBIM) promovem, no dia 24 de Outubro, o I Encontro Luso-Espanhol de Bibliotecas Itinerantes.
O evento pretende fomentar o encontro entre profissionais de bibliotecas de Portugal e Espanha, para o intercâmbio de experiências, projectos, ideias, saberes e possíveis cooperações entre os dois países. É também o primeiro passo para o diálogo à volta do valor deste serviço junto das populações, dando maior visibilidade e conhecimento sobre as Bibliotecas Itinerantes.
A iniciativa, cuja sessão de abertura está marcada para as 9.30 horas, na Sala Tempo e Poesia da BMEL, conta com a participação de vários oradores portugueses e espanhóis, que vão expor diversos temas relacionados com as Bibliotecas Itinerantes.
“Relações Fronteiriças entre Espanha e Portugal”, “Relações entre bibliotecas itinerantes portuguesas e espanholas”, “Serviço de Biblioteca Itinerante em Montalegre”, “A nave voadora, directório de bibliotecas itinerantes portuguesas”, “Os bibliomóveis espanhois, especial referência a Salamanca”, “A Biblioteca Andarilha da Biblioteca Municipal de Beja”, Os bibliomóveis na Catalunha”, e “Os bibliomóveis em Madrid” são os assuntos em análise e debate.
O programa inclui uma visita às bibliotecas itinerantes presentes.