As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos

Guarda

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) está a promover, até sexta-feira, dia 13 de Julho, a 18.ª edição do Curso de Verão subordinada ao tema “Novas fronteiras, outros diálogos: Património Cultural, Cooperação e Desenvolvimento Territorial”. Associando-se à comemoração do XVIII Centenário da Universidade de Salamanca, e unindo simbolicamente esta Universidade à sua congénere de Coimbra, passando pela Guarda, o Curso tem este ano um formato diferente. Os trabalhos começaram em Coimbra, na segunda-feira, dia 9 de Julho, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e continuaram na Guarda, no dia 11 de Julho, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, terminando em Salamanca, na Faculdade de Geografia e História, no dia 13 de Julho.
Participam no curso investigadores e professores de quinze Universidades e Institutos de Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Salamanca, Universidade de Towson (EUA), Universidade Estadual de São Paulo – Campus de Presidente Prudente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Campinas Grande, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Rondônia, com um total de cerca de 45 intervenções.
À semelhança de edições anteriores, o Curso é creditado pela Universidade de Salamanca com 3 créditos e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade. Com esta iniciativa o CEI prossegue a sua missão enquanto plataforma de intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios ibéricos, reforçando os seus compromissos com os espaços de baixa densidade.

Notícias Relacionadas