Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela debateu descentralização

Reunião decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

A “Descentralização” foi o tema da reunião realizada esta segunda-feira, 23 de Maio, na Guarda, que juntou os responsáveis da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra, e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O encontro decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e reuniu os 15 presidentes de câmara e os secretários executivos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), estando ainda presentes Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Carlos Miguel, Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior.
Ana Abrunhosa explicou que a reunião teve como objectivo ouvir e esclarecer os autarcas em relação ao tema da descentralização. Salientou a importância da proximidade entre as autarquias e as populações. A ministra considerou que a descentralização é um processo muito importante tendo em conta a regionalização e o aumento de verbas para os municípios provenientes dos quadros comunitários.
Ana Abrunhosa espera que os autarcas possam ficar esclarecidos das novas regras e possam tomar decisões.
O encontro aconteceu depois do reforço financeiro para algumas áreas nomeadamente na educação, no seguimento da delegação de competências para as autarquias.
“Considero que a descentralização é dos processos mais importantes que este Governos tem”, disse Ana Abrunhosa. E acrescentou: “Nós queremos a regionalização e é muito importante que a descentralização corra bem. Isso implica mais competências para os municípios e também tem de implicar mais recursos para os municípios”.

Notícias Relacionadas