Guarda
A Cidade Natal, na Guarda é inaugurada esta sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 17.00 horas. O itinerário começa no Jardim José de Lemos com a parada de Natal até à entrada da Rua do Comércio.
As luzes de Natal serão ligadas na Praça Luís de Camões, onde às 18.00 horas a Associação Sou Só e o Saint Dominic Gospel Choir apresentam o espectáculo de multimédia “aGuarda-me o Natal”. Um momento que convida a população guardense para um elogio à cidade e ao seu concelho.
Durante 25 dias, a Praça Luís de Camões vai transformar-se na Cidade Natal, com a Árvore de Natal Gigante, o Carrossel Parisiense, a Roda, o Comboio de Natal, a Pista de Patinagem no Gelo e os sabores tradicionais desta época natalícia no Mercadinho de Natal ou ainda a Casa do Pai Natal, onde as crianças podem fazer todos os seus pedidos para esta quadra.
Para além da Praça Luís de Camões, outros locais da cidade vão estar repletos de magia natalícia! Nos Jardins José de Lemos e Frei Pedro as árvores ganham outra cor nesta época natalícia com os trabalhos das IPSS, escolas públicas e privadas de 1º CEB, jardins-de-infância públicos e privados do concelho e do Conselho Municipal da Juventude, que este ano terá como tema “Raízes de Natal – Cenografias Urbanas”.
Pelas freguesias, entre 1 a 17 de Dezembro, há Concertos de Natal na Aldeia. O espírito natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda, através das músicas de Natal com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.
De 2 a 17 de Dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro, Bonfim, Mileu e Sequeira) que recebem os Concertos de Natal na Cidade, com actuações de Angelicus Duo, Duo Contrasti, Diamar, Cláudia Vaz, Alma Mater, Grupo de Coral de Maçainhas, Casa do Povo do Paúl e o Orfeão do Centro Cultural da Guarda.
O tradicional Madeiro de Natal volta a arder na Praça Luís de Camões. O ponto de encontro de centenas de guardenses na tarde de consoada, 24 de Dezembro, onde ao toque dos sinos será aceso o madeiro. O momento é acompanhado de animação musical com a actuação da Jingle Band.
O programa encerra no Dia de Reis, 6 de Janeiro, com o espectáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, no Teatro Municipal da Guarda.