‘Cidade Natal’ enche a Guarda de magia e actividades, até 6 de Janeiro

Iniciativa termina com o espectáculo “Vamos Cantar as Janeiras”

A ‘Cidade Natal’ volta à Guarda até ao dia 25 de Dezembro, com a Praça Velha a receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico, o Carrossel Parisiense e muita animação com figuras animadas ligadas ao Natal e ao imaginário infantil. No pátio atrás da Sé ficará a Pista de Gelo.
A Câmara da Guarda explicou que “na cidade Natal vai estar também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas nesta edição exclusivamente dedicado à gastronomia e que promete ter uma oferta variada de doces natalícios, licores, pão, queijo, enchidos e outros petiscos e bebidas condizentes com a época festiva”.
A iniciativa começou no dia 2 de Dezembro, com um percurso entre o jardim José de Lemos à Praça Velha e contou com a participação das escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico dos ensinos público e privado.
O espírito natalício vai percorrer as igrejas e capelas da Guarda e também as igrejas de todas as freguesias onde estão a decorrer Concertos de Natal. Assim, até 18 de Dezembro, em diferentes horários e localidades, há “Natal na Aldeia” de César Prata, Rogério Pires, Sara Vidal e Ana Mendonça, com temas da tradição oral portuguesa. Na Guarda, até 23 de Dezembro há Concertos de Natal na Cidade com grupos e programas diversificados, nas igrejas e capelas.
O Município também promove a 7ª Edição do Aconchego de Natal – Feira Social. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Feira Solidária), Centro de Estudos Ibéricos (Feira de Livros Solidária) e Museu da Guarda (Oficinas e Ateliês de Natal) nos dias 10 e 11 de Dezembro.
No domingo, 11 de Dezembro, o Programa Somos Portugal da TVI acontece a partir da cidade da Guarda, junto à cidade Natal, entre as 14.00 e as 20.00 horas.
Destaque ainda para a iniciativa “Estrela de Natal – Cenografias Urbanas” que enche de cor e criatividade os jardins José de Lemos e Frei Pedro com estruturas em madeira de Árvores de Natal decoradas pelas escolas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho e pelas IPSS associadas à Rede Social Local. Os trabalhos ficarão expostos até ao dia 6 de Janeiro.
Nesta edição da Cidade Natal, o Município da Guarda promove, em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Com votação feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara no site, a autarquia vai atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respectivamente ao segundo e terceiro classificados. As lojas interessadas em participar devem inscrever-se, até 6 de Dezembro, no site da câmara. O concurso decorrerá entre 8 de Dezembro de 2022 e 6 de Janeiro de 2023.
No dia 24 de Dezembro, a partir das 16.00 horas, o ponto de encontro será no Madeiro de Natal, junto aos balcões da Praça Velha.
A 26 de Dezembro, há Magusto da Velha em Aldeia Viçosa, uma tradição que remonta a 1698. A Alta Passagem de Ano, na Praça Luís de Camões, acontece a 31 de Dezembro, com Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar são os cabeça de cartaz a que se juntam Tributo a Linkin Park – Hybrid Theory e o DJ Two Brothers.
O programa natalício da autarquia da Guarda termina a 6 de Janeiro com o espectáculo “Vamos Cantar as Janeiras”, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. A iniciativa vai reunir colectividades e grupos de cantares do concelho da Guarda, sob a direcção artística de Sara Vidal.

Notícias Relacionadas