As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Choral Poliphonico de Coimbra em Concerto na Sé da Guarda

No dia 23 de Abril

O Choral Poliphonico de Coimbra promove o concerto “A Voz e o Espírito II”, na Sé da Guarda, no dia 23 de Abril, pelas 21.00 horas.
O concerto para coro e órgão tem direcção de Paulo Moniz e é acompanhado ao órgão por João Henriques.
Fundado em 1972, o Choral Poliphonico de Coimbra foi dirigido, durante vinte anos, pelo Maestro José Firmino, sucedendo-lhe o Maestro Luís Batalha, e desde 1993, o Maestro Paulo Moniz.
Actualmente, executa um reportório de música sacra e profana, do séc. XVI ao séc. XX, desenvolvendo a sua actividade a nível nacional e internacional.
Apresentou-se em vários países europeus, em Macau, Japão, onde participou nas comemorações oficiais dos 150 anos do nascimento de Venceslau de Morais e em Cabo Verde em intercâmbio com um grupo coral local.
Recentemente, em 2013, deslocou-se a Barcelona e a Praga na República Checa onde participou no Festival de Música do Advento.
A Câmara Municipal de Coimbra concedeu-lhe, em 1978, a distinção de “Coro representativo da Cidade” e, em 1982, a Medalha da Cidade, pela sua actividade ao serviço da música e da cultura.
Das muitas actividades desenvolvidas, destacam-se a co-organização das comemorações dos 460 anos de Amizade Portugal-Japão, o concerto comemorativo da reabertura do Convento de Santa Clara-a-Velha, a participação no espectáculo Coimbra Vibra e na Conferência-Concerto sobre D. Pedro de Cristo.
Realça-se, ainda, a participação na Sessão Solene das Comemorações Oficiais do Dia da Cidade, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o encerramento musical da cerimónia de inauguração da Casa Museu Miguel Torga e a promoção e parceria cultural, com a Direcção Regional da Cultura do Centro e o IPPAR de Coimbra, no projecto ”Sons do Património”.
Com o apoio da Direcção Regional da Cultura do Centro, desenvolveu o projecto “A Voz e o Espírito”. Por sugestão do Maestro Paulo Moniz e em parceria com a INATEL, tem vindo a desenvolver o Projecto “Maio Coral”.
O Maestro Paulo Moniz é professor do Conservatório de Música de Coimbra, onde lecciona as disciplinas de Formação Musical, Piano, História da Música e Coro.
Dirigiu o Coro dos Professores de Coimbra, o Orfeão Universitário de Aveiro e a Tuna Académica de Coimbra. Dirige, desde a sua fundação o Coro da Capela da Universidade de Coimbra e, desde 1993, é o Director Artístico do Choral Poliphonico de Coimbra.

Ler também:  Guarda - Morreu Rogério Nabais, antigo Presidente da Assembleia Municipal

Notícias Relacionadas