Guarda


A Cáritas Diocesana da Guarda, através de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, dispõe de um Centro de Apoio à Vida - NAS©ER com as vertentes de atendimento, acompanhamento e alojamento. O Centro apoia mulheres grávidas, puérperas e os seus filhos recém-nascidos, em situação de dificuldade. Tem como objectivos fundamentais proporcionar condições que favoreçam o normal desenvolvimento da gravidez; contribuir para o exercício responsável da maternidade e da paternidade; assegurar condições para o normal desenvolvimento do recém-nascido e promover a aquisição de competências pessoais, profissionais e sociais tendo em vista a sua futura inserção familiar, social e profissional. Ao longo da sua permanência na instituição, as utentes são apoiadas a nível psicológico, social e jurídico.
“Temos um acordo com a Segurança Social em que podemos ter até 8 utentes, mas normalmente temos bastantes mais. Já chegámos a ter 16. Neste momento (dia 17 de Fevereiro) temos 5 mulheres com os filhos, o que dá uma média de 10 ou 11 utentes”, disse ao Jornal A GUARDA o presidente da Cáritas Diocesana. Pedro Fernandes referiu que o Centro de Apoio à Vida - NAS©ER começou a funcionar em 2004 e já acolheu um total aproximado de “250 pessoas, entre mães e filhos”. “Os utentes são-nos enviados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, pelos Tribunais de Família e pela Segurança Social”, disse. “É raro o mês em que não tenhamos uma ou duas solicitações”, acrescentou o dirigente, lembrado que o serviço apenas tem o apoio da Segurança Social para 8 utentes (mães e filhos), sendo os restantes encargos suportados pela Cáritas Diocesana. “De vez em quando há instituições da cidade que apoiam o projecto NAS©ER e os estudantes também fazem as praxes académicas e pedem os donativos directamente para o projecto”, contou.
O Centro de Apoio à Vida funciona com a coordenação de uma Psicóloga, coadjuvada por uma Assistente Social, e com 3 auxiliares de acção directa.