Na última reunião da Assembleia Municipal da Guarda, realizada na quinta-feira, dia 30 de Junho, a deputada do CDS-PP Luísa Almeida recomendou ao executivo da Câmara Municipal, a criação de um Parque de Leilões de Gado no concelho.
“Realizou-se, recentemente, mais uma edição da Feira do Jarmelo, um evento com uma forte componente pecuária, que vem ganhando, ano após ano, uma dinâmica crescente. Esta dinâmica resulta do empenhamento dos seus promotores e também da adesão dos criadores de raças autóctones, bovinas e caprinas, com destaque para a raça jarmelista. Sem esquecer os pequenos ruminantes, ovinos e caprinos, no gado bovino, para além da raça jarmelista, existem hoje, no concelho da Guarda e nos concelhos limítrofes, inúmeras explorações pecuárias especializadas em outras raças, que têm vindo a acrescentar valor e riqueza ao nosso município, à região e ao país”, referiu a deputada do CDS-PP. E acrescentou. “É dever de todos nós, deputados municipais, e também da autarquia, prestar atenção à economia local e às micro e pequenas empresas que nos diferentes sectores se vão instalando e procurando consolidar a sua actividade, para que sejam criadas condições ao seu incremento e crescimento, com a consequente geração de valor para a nossa região”.
Nesse sentido, recomendou à Câmara Municipal “que avance com um projecto de criação de um Parque de Leilões de Gado no concelho da Guarda, no curto prazo, criando assim condições para que os produtores locais e de outros concelhos aqui possam realizar as suas transacções, colocando essa infra-estrutura ao serviço da economia local e garantindo aos nossos produtores ganhos evidentes em termos de custos de contexto, para além da dinâmica que a vinda de outros produtores e comerciantes de gado gerará noutros sectores de actividade”. “Sabemos que uma iniciativa desta natureza envolve riscos, daí sustentarmos que a autarquia terá sempre a possibilidade de avançar para um projecto destes estabelecendo parcerias com as associações locais do sector agro-pecuário, sendo também de salientar o apoio técnico que sempre poderá ser prestado pelos serviços do Ministério da Agricultura existentes neste concelho”, referiu Luísa Almeida, lembrando que os Parques de Leilões de Gado mais próximos se situam no Sabugal, em Alcains e em Viseu.