Carminho esgota Teatro Municipal da Guarda

Fadista sobe ao palco do Grande auditório a 16 e 17 de Fevereiro

Carminho vai actuar duas noites consecutivas, a 16 e 17 de Fevereiro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Pouco tempo depois de ter sido divulgada a agenda cultural da Câmara Municipal da Guarda para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, o concerto da fadista esgotou, o que levou a autarquia a agendar um segundo espectáculo.
O primeiro trimestre de 2024 conta com mais de 100 actividades que decorrerão no Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL), Museu da Guarda e diversos espaços do concelho.
No TMG, a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa sobe ao palco do Grande Auditório, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, para o Concerto de Ano Novo, no dia 13 de Janeiro. No dia 20 de Janeiro, o Grande Auditório recebe o espéculo de teatro “2:22 Uma História de Fantasmas”. Peça adaptada pelo Teatro Vilaret de um Best Act londrino e que conta no elenco com Joana Seixas e João Jesus, entre outros. No dia 27 de Janeiro é a vez de ‘The Legendary Tigerman’, que apresentará o seu mais recente disco, “Zeitgeist”. Ainda em Janeiro, o teatro “Museu do Esquecimento ou Vamos Mudar o Mundo”, baseado em textos do escritor Afonso Cruz, do ACERT apresenta-se no Pequeno Auditório, no dia 31.
No dia 2 de Fevereiro, o compositor e pianista Tiago Sousa, herdeiro da estética minimalista de compositores como Steve Reich ou Philip Glass, sobe ao palco do Pequeno Auditório. No dia 8, o Grande Auditório recebe o espectáculo de teatro “O Regresso de Ricardo III no Comboio das 9h24”. Este espectáculo integra o cartaz da GuardaFolia. A 15 de Fevereiro, nova estreia musical no TMG, com uma das melhores promessas da música portuguesa, o projecto Expresso Transatlântico. Nos dias 16 e 17 de Fevereiro, a consagrada fadista Carminho, apresenta-se no palco do Grande Auditório. O grupo amador guardense Aquilo Teatro promove, no dia 21 Fevereiro, uma leitura encenada e multimédia das “Novas Cartas Portuguesas”, que homenageia as mulheres que fizeram parte da Revolução de Abril. Outro destaque deste mês vai para Pedro Teixeira da Mota, que apresenta no dia 23, o seu novo espectáculo de stand up comedy, “Pata de Ganso”.
No dia 1 Março tem lugar o espectáculo “Cartas D’Abril”. Uma criação teatral contemporânea da CARB, em co-produção com o TMG, e que parte de testemunhos verdadeiros recolhidos sobre as memórias dos 50 anos do 25 de Abril, com direcção e interpretação de Simão Barros.
No dia 2 de Março, o Grande Auditório recebe o concerto dos Moonspell. No dia 13 o espectáculo de circo contemporâneo, de título “Um Homem e o Seu Criado”, de Cláudia Nóvoa, sobe ao palco do Pequeno Auditório. O mês termina com a estreia nacional do documentário “Beat na Montanha”, da realizadora Fabiana Tavares, que mostra o trabalho de meses que decorreu em 2022 com crianças de Gonçalo e jovens da Aldeia SOS, cuja direcção artística foi do produtor e músico guardense, Luís Sequeira.
No Museu da Guarda destaque para a inauguração de várias exposições, entre as quais «Luz no vale» João de Almeida Santos, que será inaugurada no dia 8 de Fevereiro, na Sala João Mendes Rosa. E ainda as exposições «As cidades e a serra» de Rui Coutinho, na Galeria d’Arte Evelina Coelho e «Territórios de Altitude» Filipe Patrocínio, no Espaço #4, no dia 15 de Fevereiro. No dia 23 de Fevereiro decorrerá a apresentação do boletim 1056.3 – In-Folio do Museu da Guarda, publicação que mostra as actividades realizadas pelo Museu e divulga o respectivo acervo.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço apresenta uma programação variada, dirigida a diversos tipos de público e idades, composta por apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, palestras e oficinas variadas.

Notícias Relacionadas