Câmara pretende implementar sistema de telegestão para rega dos jardins

> Região > Guarda > Câmara pretende implementar sistema de telegestão para rega dos jardins
Jornal A Guarda

Guarda

A Câmara Municipal da Guarda vai fazer consulta preliminar ao mercado para a aquisição de sistema de telegestão para rega dos jardins e espaços verdes da zona urbana da cidade da Guarda. O Objectivo desta medida tem em vista a redução em menos 20% do consumo de água da rede pública nas regas dos espaços verdes da cidade.
O Municipio possui mais de 70 hectares de jardins e espaço verdes, distribuídos desde a parte mais alta da cidade até aos bairros periféricos da Sequeira ou da Rasa. A maior parte destes espaços tem um sistema de rega implementado, na sua maioria, com rega por aspersão, cujo automatismo funciona através de um programador a pilhas que recepciona a programação efectuada manualmente através uma consola portátil.
A autarquia explica que “este sistema de abertura e programação manual, com mais de 600 electroválvulas, não se coaduna com uma gestão eficiente dos sistemas de rega, nem com a necessária e cada vez mais premente poupança hídrica”. E acrescenta: “A programação da rega é feita no início de cada época estival, onde é estabelecido em cada programador o tempo de rega para cada sector, para todos os sectores de um jardim, nos diversos espaços verdes da cidade”.
A autarquia considera que se trata de” uma tarefa além de morosa é muitas vezes desajustada à realidade das necessidades de água dos espaços verdes e consequentemente, ambientalmente insustentável, quer pelos grandes consumos de água tratada com elevados custos para o Municipio da Guarda, quer pelas problemáticas ambientais, tão atuais, como o aumento das temperaturas, o acréscimo da variabilidade e irregularidade climática e as mudanças nos padrões de precipitação, que conduzem ao desperdício de um bem tão precioso e cada vez mais escasso, como a água”.
Com a presente consulta preliminar ao mercado, o Municipio da Guarda pretende implementar um sistema inteligente de eficiência hídrica da rega, dando assim um “importante contributo para, uma cada vez mais, eficiente utilização da água”.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas