Câmara da Guarda lembrou 75 anos do Hotel de Turismo

Guarda

O Hotel Turismo da Guarda fez 75 anos no dia 6 de Julho, uma data que a Câmara da Guarda fez questão de lembrar através da publicação de um texto na página oficial do município.
“Após o seu encerramento, há mais de 12 anos, tem sido preocupação constante deste Executivo Municipal, devolver este emblemático edifício à Guarda e aos Guardenses, dando continuidade à actividade para o qual foi construído” refere o documento.
O actual executivo presidido por Sérgio Costa considera que a recuperação e revitalização do antigo Hotel de Turismo “é urgente e necessária, pois os projectos que o Município da Guarda tem programados para o futuro próximo, requerem a capacidade hoteleira deste nosso equipamento”.
O texto dá conta de que têm existido contactos, ao longo dos últimos 8 meses, com “vários encontros bilaterais entre o Executivo Municipal e a tutela governamental da área do Turismo”, facto que leva a Câmara a afirmar que “a situação se encontra bem encaminhada”.
“Foram encontrados pontos de convergência que nos permitem ter confiança na resolução desta situação que todos queremos ver finalmente resolvida”, adianta o texto publicado por ocasião dos 75 anos do antigo Hotel de Turismo.
O documento recorda que, a Assembleia Municipal da Guarda reunida em plenário a 27 Abril de 2022, aprovou uma Moção para que, “caso o Governo não resolva esta situação até ao final deste ano civil, devolva a sua propriedade, livre de ónus e encargos, ao Município da Guarda, para que seja a Câmara Municipal a encontrar a solução mais rápida e viável para a recuperação e entrada em funcionamento do nosso Hotel Turismo”.
“Com o trabalho e o diálogo efectuados entre Município da Guarda e a tutela governamental, queremos ter finalmente a esperança, de que a Guarda vai voltar a possuir um equipamento que a todos nos orgulhe e, que com certeza irá colocar o nosso concelho nas rotas turísticas do país e da europa”, conclui o texto.
O Hotel de Turismo da Guarda foi construído em 1936 por iniciativa municipal, com projecto do Arquitecto Vasco Regaleira. O Hotel foi inaugurado em 1947 e mais tarde, em 1958, ampliado e classificado de 3 estrelas.
O antigo Hotel de Turismo da Guarda é um dos muitos imóveis que integram o programa REVIVE – Reabilitação, Património e Turismo.

Notícias Relacionadas