Câmara da Guarda avança com a reabilitação da estrada da Senhora da Alagoa e envolvente

Auto de Consignação de trabalhos foi assinado em Pêra do Moço

A Câmara da Guarda vai avançar com a empreitada “Reabilitação de infra-estruturas viárias – Senhora da Alagoa e envolvente”. A assinatura do Auto de Consignação de trabalhos à empresa Biosfera Construções Unipessoal, Lda decorreu no dia 25 de Fevereiro, na Casa do Povo, da freguesia de Pêra do Moço.
A obra, que custará cerca de 310 mil euros, deverá estar concluída num prazo de 180 dias e visa a intervenção no caminho municipal 1072, Rua do Campo de Futebol (Rapoula), Caminho entre EN 221 (Pêra do Moço), Rua do Cemitério (Menoita), Rua do Calvário (Verdugal) e a construção da Ecovia da Senhora da Alagoa, bem como a adaptação da plataforma existente para receber pavimentação, pavimento rodoviário e reforço de sinalização vertical.
Esta obra está inserida na iniciativa “Viver a Guarda – Regeneração Urbana e Rural do Concelho da Guarda” que o executivo implementou e que tem como principal objectivo a envolvência de diversas estratégias e técnicas, que incluem a requalificação de áreas urbanas abandonadas, a reabilitação de edifícios e espaços históricos, a renovação de infra-estruturas e a criação de espaços públicos verdes e sustentáveis.
O Auto de Consignação foi assinado pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e a procuradora da firma adjudicatária, Joana Rita Baraças.
O actual perfil da estrada com cerca de três metros de largura que liga a EN 221 (Pêra do Moço – Guarda) e o Santuário da Senhora da Alagoa (Argomil – Pinhel) vai ser alargado para uma plataforma de cerca de sete metros e comtempla a construção de uma ecovia. O projecto já tinha sido apresentado no do dia 8 de Setembro, no recinto da Capela, em plena festa da Senhora da Alagoa, na presença de largas centenas de pessoas. A componente da ecovia vai beneficiar os modos suaves, bem como o acesso dos peregrinos ao Santuário da Senhora da Alagoa.
Para além do alargamento da plataforma haverá a melhoria da sinalização vertical e horizontal, bem como colocação de protecções laterais e execução de drenagens.

Notícias Relacionadas