Guarda | Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Para assinalar 100 anos de vida literária de Ferreira de Castro, autor de A Selva, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) programou algumas iniciativas dedicadas ao autor, que irão decorrer durante o mês de Junho.
A exposição intitulada Ferreira de Castro: vida e obra, patente de 7 a 29, dará início ao programa dedicado ao escritor. Trata-se de uma exposição criada pelo Museu Ferreira de Castro, que mostra o percurso literário e de vida do romancista. Da infância à emigração para o Brasil, passando pela sua estada na Amazónia, os primeiros livros, hoje raridades bibliográficas, o triunfo como escritor, as traduções e distinções internacionais dos seus livros.
No dia 9, às 18.00 horas, será projectado o documentário Escritores a Norte – Vidas com obra em Casas d’Escritas: Ferreira de Castro, seguindo-se uma conversa.
A conferência Dos Emigrantes, através d’A Selva, até A Lã e a Neve de Ferreira de Castro, por António dos Santos Pereira, realizar-se-á no dia 15, às 18.00 horas.
Outro ponto forte da programação da BMEL para este mês é o encontro com Sérgio Godinho, no dia 28, 21.30 horas. A pretexto do seu último livro – Vidadupla, o autor, músico e compositor vai à biblioteca falar do seu trajecto profissional.
A obra Vidadupla, uma série de contos, feitos de histórias a partir de impressões do que se vê e do que se imagina, marca a estreia de Sérgio Godinho na ficção para adultos. Apesar de esta ser a sua primeira incursão na ficção literária, Sérgio Godinho já publicou um total de 11 livros. Obras de géneros muito diferentes, como guiões de cinema, poesia, histórias para a infância, peças de teatro ou crónicas.
A programação da BMEL, em Junho, tem ainda muitas e variadas iniciativas que vão desde acções relacionadas com o livro a exposições, oficinas, contos, conversas, apresentação de CD, teatro de marionetas, entre outras.
Para ontem, 1 de Junho, estava programado o lançamento do audiolivro baseado na obra “Estranhões & Bizarrocos” de José Eduardo Agualusa.
A partir do dia 4 estará patente na BMEL a exposição O experimental no poético: fundo de poesia experimental da Diputacíon de Badajoz.
No dia 15, um grupo de alunas do 3º ano de Animação Sociocultural da ESSE- IPG apresenta o Teatro de Marionetas A Natureza ou a Tia Teresa?
No dia 17, às 18.00 horas, será lançado o CD Shout de Carlos Canhoto e Natalia Riabova, editado pelo Síntese.
Dia 18 realiza-se, das 10.00 às 18.00 horas, a oficina Produção artesanal de papel, sob orientação de Jorge Valente.
No âmbito do projecto A Terra da Escrita, realiza-se de 20 a 23, a oficina de ilustração Se eu fosse… por Sara Amado.
O livro Linha da Beira Baixa: debates na Câmara dos Dignos Pares do Reino e Câmara dos deputados de António João Pinto Pires, será apresentado no dia 20, às 18.00 horas.
O S. João na Guarda é o tema de Guarda: a memória, dia 22, às 18.00 horas.
No que respeita às iniciativas fixas para a promoção do livro e da leitura, realizam-se nas seguintes datas: A Ronda de Contos, nos dias 7, 8, 16 e 17; A Quinta dos Contos nos dias 9, 16, 23 e 30; Em família… na biblioteca realiza-se dia 25; o baú de livros carregado de histórias tradicionais, e o livro para escrever e desenhar, visitará o Centro de Dia de Gonçalo no dia 29.