Atribuição de cinco Medalhas de Mérito Municipal na sessão solene do Dia da Cidade

Guarda assinala 823.º aniversário da cidade

O Município da Guarda vai atribuir cinco medalhas, duas delas a título póstumo, no dia da cidade, a 27 de Novembro, data em que assinala o 823º aniversário da Carta de Foral, concedida pelo Rei Dom Sancho I.
As Medalhas de Mérito Municipal Grau Prata serão entregues ao padre Virgílio Mendes Ardérius (antigo pároco da Sé da Guarda e fundador do ISACE), ao coronel Cunha Rasteiro (comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda), à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida e, a título póstumo, ao cónego Manuel Joaquim Geada Pinto (dinamizador da Escola Regional Dinis da Fonseca – Outeiro de São Miguel) e ao empresário Laurindo Prata (fundador da empresa Matos & Prata).
As medalhas serão entregues na sessão solene comemorativa do 823.º aniversário da cidade da Guarda, que está marcada para as 11.00 horas, na sala da Assembleia Municipal.
A proposta de atribuição das distinções municipais foi apresentada na reunião do executivo municipal, esta segunda-feira, dia 14 de Novembro, tendo sido aprovada por unanimidade.
O Presidente da Autarquia, Sérgio Costa disse que os homenageados “fizeram um trabalho muito meritório, um verdadeiro desenvolvimento da nossa sociedade, do nosso concelho, seja sob o ponto de vista militar, religioso, social, empresarial. São nomes que ficarão, certamente, na memória de todos nós e que contribuíram, e muito, para o engrandecimento da nossa terra”.
A proposta mereceu o voto favorável dos vereadores do PSD (Carlos Chaves Monteiro, Vítor Amaral e Lucília Monteiro) que lembraram a importância de, futuramente, serem ouvidos previamente para também poderem sugerir nomes de pessoas “que contribuíram para o progresso, o desenvolvimento e a boa imagem do concelho”.
O vereador do PS, Luís Couto, também votou favoravelmente, referindo que, futuramente, “gostaria de ser consultado para poder apresentar outros nomes”.
Sérgio Costa referiu ainda que, no Dia da Cidade, o município vai atribuir quatro novas designações toponímicas na cidade: Avenida Dom Martinho Pais (primeiro bispo da Diocese da Guarda), Rua Tiago Gonçalves (advogado), Parque Laurindo Prata (empresário) e Rua Capitão Álvaro Camilo.

Notícias Relacionadas