Guarda
O Município da Guarda e a Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos assinaram um Contrato de Comodato para a cedência da uma Unidade Susceptível de Utilização Autónoma. O documento vai permitir a esta instituição particular de solidariedade social utilizar gratuitamente o espaço, localizado no Quarteirão Associativo do Torreão, durante 10 anos, exclusivamente para o desenvolvimento das suas actividades.
Assinatura de Contrato de Comodato entre a autarquia da Guarda com a Associação de Reformados da Guarda – Olhar Pelos Nossos decorreu no dia 27 de Dezembro de 2023.
A “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, foi criada na Guarda, no dia 9 de Abril de 2023.
Esta associação surgiu por iniciativa de um conjunto de militares da GNR que está fora da efectividade do serviço e pretende congregar todos os militares e civis do distrito, em situação activa, de reserva e de reforma, que manifestem interesse em aderir, na qualidade de sócios. Esta Associação tem em vista a melhoria da qualidade de vida dos militares; prevenção de situações de dependência; promoção da autonomia; estímulo de estilos de vida saudáveis; desenvolvimento de relações interpessoais; fomento da solidariedade; promoção da integração; combate da solidão e mitigação do isolamento.
As principais missões desta Associação serão as seguintes: sinalizar militares e civis idosos que vivam em condições precárias neste distrito; apoiar nas actividades da vida diária (por exemplo, na medicação, na aquisição de bens alimentares, entre outras tarefas); diligenciar pela vigilância e encaminhamento para consultas médicas dos associados; dinamizar actividades de animação sociocultural; organizar viagens culturais; desenvolver acções para ocupação de tempos livres; incentivar a prática desportiva e promover eventos variados de convívio e confraternização.
A associação é presidida por Cunha Rasteiro (ex-comandante do Grupo Territorial da GNR da Guarda). Da direcção também fazem parte: Nelson Pereira, Eduardo Terras, Carlos Afonso e Manuel Vítor Pereira. A Assembleia Geral é presidida por João Trabulo, João Gaspar e Francisco Macedo. O Conselho Fiscal é constituído por José Manuel Antunes (Presidente), Luciano Costa e Porfírio Paraíso.