A Câmara Municipal da Guarda deliberou, na última reunião do executivo, realizada na terça-feira, dia 26 de Abril, por maioria, proceder à abertura de um concurso público para aquisição de serviços de silvicultura, no valor de 160 mil euros.
O vereador Sérgio Costa referiu que o concurso visa dar resposta ao Plano Municipal de Protecção da Floresta Contra Incêndios. Explicou que o objectivo é proceder à limpeza de 200 quilómetros de bermas de rede viária e de uma faixa de 10 metros para cada lado e também a limpeza de um perímetro de 100 metros em redor dos dois parques industriais da cidade (Parque Industrial e Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial).
Como os trabalhos devem ser executados no prazo de 60 dias, a autarquia não tem outra alternativa, a não ser por adjudicação.
Os dois vereadores do PS votaram contra “pelo simples facto de entendermos que há Freguesias que têm sapadores e podiam executar esse trabalho de limpeza de bermas de estradas e de outros espaços e zonas florestais”, justificou Joaquim Carreira.
Entretanto, os eleitos do PS votaram a favor da adjudicação de serviços de conservação de pavimentos, sinalização horizontal e segurança rodoviária, no valor de 319 mil euros, por serem “áreas que a Câmara não pode executar”, disse Joaquim Carreira.
De acordo com o vereador Sérgio Costa, o concurso contempla a pintura de 220 quilómetros de rodovia e também a substituição de todos os rails danificados em toda a área do concelho.