Aprovada proposta para constituição das Águas Públicas em Altitude

Guarda

A Câmara da Guarda aprovou a proposta de acordo de parceria para a constituição das Águas Públicas em Altitude – Serviços Intermunicipalizados que vai juntar os municípios de Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Sabugal na gestão dos serviços de abastecimento público de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais urbanas e de águas pluviais.
A nova reorganização destes serviços intermunicipalizados foi considerada “muito importante sob o ponto de vista da gestão financeira, da gestão operacional de toda esta região”. Estes serviços intermunicipalizados passarão a abranger 60 mil habitantes entre os quatro concelhos e passam a ser “um dos maiores sistemas agregados da região centro interior”.
Sérgio Costa espera que esta entidade possa entrar em funcionamento “durante o ano de 2024”. O autarca referiu que “há mais municípios interessados em aderir a este sistema”, mas considera que o importante é que “possa avançar no mais curto espeço de tempo com estes municípios para que a actividade fique estabilizada”. “Estamos muito satisfeitos com mais este passo dado na afirmação da Guarda como líder de todo este processo”, comiserou Sérgio Costa.
A proposta agora aprovada vai agora ser enviada à próxima Assembleia Municipal.

Notícias Relacionadas