Guarda – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
“Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso” é o título do livro de João Morgado que será apresentado, no dia 29 de Novembro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. A apresentação está marcada para as 18.00 horas, e será feita por Alexandre António da Costa Luís e Carla Sofia Gomes Xavier Luís.
No ano em que se comemora os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, o romancista João Morgado apresenta um romance inovador em que a ficção e a História se entrelaçam harmoniosamente e que permite ao leitor descobrir a vida intensa de Fernão de Magalhães, numa viagem no tempo, com a segurança de que, ao segui-la passo-a-passo, encontrará o que de mais verosímil se conhece sobre esta viagem histórica e sobre este homem que marcou a história da Humanidade.
Com Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso, João Morgado encerra uma trilogia dedicada a três ilustres navegadores portugueses que muito marcaram a História Universal.
O evento é organizado pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e Universidade da Beira Interior.
João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, concelho da Covilhã. Poeta e romancista é doutorando em Comunicação na Universidade da Beira Interior, onde se licenciou, tem um mestrado em Estudos Europeus na Universidade de Salamanca, Espanha, e uma pós-graduação em Marketing Político pela Universidade Independente / Universidade de Madrid. É membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Recebeu ainda o Troféu “Cristo Redentor” pelo seu trabalho em prol da cultura luso-brasileira, entregue pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro.
Trabalhou como operário têxtil e jornalista. Actualmente é consultor de comunicação nos meios empresariais e políticos.
Na literatura, afirmou-se com os romances “Diário dos Infiéis”, e “Diário dos Imperfeitos”.
Publicou, entre outros, os livros: “Meio-Rico”, contos, 2011; “Pássaro dos Segredos”, conto ilustrado, 2014; “Para Ti”, poesia, 2014, “Porto de Saudade”, 2015, e “O Céu do Mar” em 2016.