Apresentação do livro “Beira Interior – os vinhos que vêm do frio”

Guarda

O Livro “Beira Interior- os vinhos que vêm do frio”, de Virgílio Loureiro e Constança Vieira de Andrade, foi apresentado no dia 6 de Dezembro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Esta é a primeira obra sobre os vinhos da Beira Interior e permite dar a conhecer uma região vitícola com história, tradição e identidade.
A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior adianta que “este livro celebra o território e a identidade de um néctar com características únicas que enobrecem a região que o produz”.
“Um vinho da Beira Interior não deve ser provado, mas apreciado. Só assim se descobre o território onde nasceu, cuja identidade é forjada pelo clima, pelo solo, pelas castas e pela sabedoria das suas gentes”, referem os autores.
Na apresentação do livro o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, disse que “a imagem de que em Portugal se produz vinho de grande qualidade já está consolidada, faltava que os vinhos da Beira Interior fossem conhecidos pelas suas excelentes qualidades e contassem a sua história e nada melhor que um livro como este, escrito por quem mais sabe, para promover o vinho que vem do frio”. E acrescentou: “Este vinho criado nas nossas encostas e nos nossos vales, sabe verdadeiramente ao nosso território”.
Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior e Jorge Brandão, representante da CCDR Centro, também marcaram presença na apresentação desta obra sobre os vinhos da Beira Interior.

Notícias Relacionadas