A Câmara Municipal da Guarda vai atribuir, no dia 25 de Abril, o nome de António Almeida Santos, falecido no dia 18 de Janeiro deste ano, que foi presidente da Assembleia Municipal da Guarda entre 1977 e 1985, a uma Avenida da cidade. O acto de descerramento da placa de toponímia da Avenida Dr. António Almeida Santos está marcado para as 11.45 horas, para a Rotunda do Parque Industrial.
O presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, disse aos jornalistas na segunda-feira, dia 11 de Abril, no final da reunião do executivo municipal, que o município decidiu atribuir o nome de António Almeida Santos ao troço da VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda que liga a zona da ponte pedonal (na Guarda-Gare) ao Parque Industrial. No mesmo dia, pelas 12.15 horas, a Câmara Municipal também vai inaugurar as obras de beneficiação e proceder ao descerramento da placa de toponímia da Rua Dr.ª Evelina Coelho (pintora falecida no dia 26 de Novembro de 2013), que faz a ligação entre a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e o Instituto Politécnico, junto da sede regional da EDP.
Álvaro Amaro anunciou ainda aos jornalistas que o programa comemorativo do 25 de Abril começa pelas 10.15 horas, com o hastear da bandeira, na Praça do Município, com a presença da banda Filarmónica de Famalicão da Serra e dos Bombeiros Voluntários da Guarda, de Gonçalo e de Famalicão da Serra. Para as 10.30 horas, para a sala Dr. António Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal, está agendada a sessão solene comemorativa do 25 de Abril com a temática “Os 40 anos do Poder Local”. Na ocasião será feita a homenagem, a título póstumo, a António Almeida Santos, e será um momento comemorativo e evocativo dos 40 anos do Poder Local e da realização das primeiras eleições autárquicas. Para além do presidente da Câmara, Álvaro Amaro, e da Assembleia Municipal, Carvalho Rodrigues, serão oradores Vítor Cabeço, que foi o primeiro presidente da Câmara Municipal da Guarda, eleito em 1976, e Antónia Almeida Santos, deputada do PS na Assembleia da República e filha de António Almeida Santos. “Julgo que será uma sessão solene comemorativa marcante”, referiu Álvaro Amaro, indicando que o Município também convidou para a sessão o antigo presidente Abílio Curto mas não aceitou o convite.
As comemorações do Dia da Liberdade incluem ainda, pelas 13.00 horas, a inauguração das obras de remediação ambiental da antiga fábrica de Rádio do Barracão e das Minas do Forte Velho e do Prado Velho, realizadas pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, com a presença do Secretário de Estado da Energia.