O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda comemorou, no dia 22 de Outubro, o seu 138.º Aniversário.
No âmbito das comemorações estão a decorrer, até dia 31 de Outubro, as exposições “Rostos com Voz”, no La Vie Guarda Shopping Center e “Em tempo de máscaras quem fala são os olhos.”, no Museu da Guarda. No dia 20 de Outubro, a Banda Sinfónica da PSP realizou um Concerto no TMG – Teatro Municipal da Guarda e dois concertos de Palmo & Meio, destinados a crianças, no Lactário Dr. Proença e Jardim de Infância de Alfarazes.
Esta terça-feira, 25 de Outubro, foi celebrada Missa, na igreja da Paróquia de São Miguel da Guarda, por intenção da PSP, onde foram relembrados os elementos do Comando falecidos.
No mesmo dia teve lugar a cerimónia comemorativa do 138.º Aniversário, no Salão Nobre da Paróquia de São Miguel da Guarda.
As comemorações terminaram com o descerramento da “Rua dos Quadrilheiros”, nova toponímia da cidade, onde a Câmara Municipal da Guarda homenageia a Polícia de Segurança Pública.
A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da PSP da Guarda engloba a cidade da Guarda e a cidade de Gouveia.
A história dita que em 22 de Outubro de 1884, 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda, marcando desta forma a data que é considerada como um dia festivo para o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda.