Agenda Estratégica 2040 teve início na freguesia de Adão

Guarda

O Município da Guarda escolheu a freguesia de Adão para avançar com a elaboração de uma Agenda Estratégica 2040 para o Concelho em que pretende envolver os munícipes, as instituições e as empresas do concelho.
O objectivo passa por criar condições para melhor definir e orientar o que se pretende que sejam os próximos anos na Guarda. A ideia é auscultar e convidar todos a participarem com as suas opiniões, sugestões e críticas para que a Agenda reflicta o pensar e o querer de todos os munícipes.
Na reunião do executivo do dia 22 de Fevereiro, Sérgio Costa explicou que “esta agenda 2040 poderia ser elaborada por uma qualquer empresa externa contratada para o efeito pelos próprios serviços municipais mas este executivo optou por uma metodologia de convidar todos os munícipes e todas as instituições, todas as empresas do concelho a participarem com as suas opiniões com as suas sugestões, com as suas críticas”.
Nesse sentido, a autarquia vai realizar reuniões em todas as freguesias e o lançar um inquérito em que é solicitada a resposta de todos
O processo de criação da Agenda teve início na última sexta-feira, 24 de Fevereiro, na freguesia de Adão, onde o Presidente da Câmara contactou com a população ao logo de todo o dia.
Recorde-se que a elaboração da Agenda corresponde a orientações da União Europeia, sendo uma prática de grande parte das Organizações Internacionais, existindo já em Portugal um pequeno número de Municípios com agendas elaboradas.
“Consideramos muito importante dar início a este processo, é uma verdadeira estratégia de actuação para os próximos 20 anos, sendo certo que todos nós estamos convocados a participar na construção desta agenda 2040 d nosso concelho”, concluiu Sérgio Costa.

Notícias Relacionadas