Projecto Guarda Smart City
“Projectar a cidade no que é fundamental para o seu desenvolvimento” foi o desafio lançado pelo Presidente da Câmara da Guarda na apresentação do Projecto “Guardasmart. City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável” que pretende envolver a comunidade no propósito de garantir um futuro para a Guarda. Carlos Monteiro adiantou que a aposta passa pelo desenvolvimento económico e progresso social de forma inteligente, combatendo a interioridade. A iniciativa decorreu no dia 18 de Junho, na sala da Assembleia Municipal, na Câmara Municipal da Guarda.
“Temos de apostar muito nas pessoas, na sua vontade, na sua forma de pensar”, disse o autarca, na apresentação do projecto.
Disponível em Português e Inglês, o projecto “GuardaSmart. City” pretende promover a inovação e a criatividade para desenvolver uma estratégia e um plano de acção efectivos em direcção a um futuro sustentável e próspero”.
Apontado como um “projecto global e estruturante”, pretende envolver os parceiros locais, nacionais e internacionais na construção de uma estratégia para o futuro da cidade da Guarda.
O Presidente da autarquia referiu que as especificidades culturais, sociais, patrimoniais e ambientais, moldam e definem capacidade de fixar e atrair talento, assim como garantir o bem-estar dos cidadãos residente e visitantes. Carlos Monteiro adiantou que, nos últimos anos, têm sido desenvolvidas acções de dinamização do Centro Histórico, reabilitação de edifícios, incentivo de alojamento a casais jovens, apoio ao investimento e à criação de emprego.
O Município da Guarda entende que “ser cidade inteligente” é uma prioridade objectiva na resolução dos problemas locais, de forma sustentável e com uma visão estratégica para o futuro. Nesse sentido o “GuardaSmart. City” foi apontado como a plataforma de colaboração e construção desse futuro, envolvendo todos os parceiros, recebendo todos os contributos e promovendo boas práticas, sustentáveis e eficazes na promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Vítor Pereira, coordenador do GuardaSmart.City considerou que “a Guarda é uma cidade altamente inteligente”. E acrescentou: “Sente-se que as pessoas da Guarda são um caso sério de simpatia, resiliência e fazem bem o que se propõem fazer”.