Praça Velha será o centro das actividades
Oração, música, espaços de evangelização, feira vocacional, desfile de arciprestados são algumas das propostas que vão preencher o Dia da Igreja Diocesana que vai decorrer na Guarda, no dia 30 de Maio. O evento tem vindo a ser preparado por uma vasta equipa coordenada pelo padre Joaquim António Duarte. O programa está praticamente concluído e tem sido apresentado nos encontros do Clero que decorrem, por estes dias, nas diversas zonas pastorais da diocese.
O Dia da Igreja Diocesana começa de véspera, a 29 de Maio, às 22.00 horas com a “Night fever”, no futuro Museu de Arte Sacra. Esta actividade é essencialmente virada para os jovens e pretende afirmar-se como um tempo oração, partilha e convívio.
No dia 30 de Maio, as actividades começam com a oração da manhã, às 10.00 horas, na Igreja da Misericórdia, onde haverá adoração e reconciliação, até às 12.00 horas. Entre as 10.00 e as 12.00 horas também haverá tempo para “Espaços de Evangelização”, espalhados um pouco pela cidade. Os “Espaços de Evangelização” vão funcionar no Seminário Maior, na Casa paroquial da Sé, Igreja de São Vicente, Auditório do Paço da Cultura e Arquivo Diocesano.
A partir das 12.00 horas, a Praça Velha será ocupada por uma “Feira Vocacional” na qual os Institutos de Vida Consagrada darão a conhecer o seu carisma.
Às 14.00 horas, terá início o “Desfile dos Arciprestados”, a partir do Jardim José de Lemos em direcção à Praça Velha. Pelo centro da cidade vão passar os representantes de Almeida, Alpedrinha, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas-Belmonte, Penamacor, Pinhel, Rochoso, Sabugal, Seia e Trancoso.
O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai presidir à celebração da Missa, na Praça Velha.
As actividades do Dia da Igreja Diocesana terminam com um concerto da Banda Jota, a seguir à celebração da Missa.