Quinta do Paço destaca-se como a primeira vinha da Península Ibérica certificada com resíduo zero

Gouveia

A vinha da Quinta do Paço, situada em Nespereira, concelho de Gouveia, e propriedade da Casa Américo Wines/Seacampo, Lda., obteve a certificação Resíduo Zero, atribuída pela ZERYA®, tornando-se a primeira vinha da Península Ibérica certificada por esta marca.
A certificação Resíduo Zero, padrão da ZERYA®, define uma produção sem resíduos, com um limite mínimo de pesticidas abaixo de 0.01 mg/kg, ou seja a obtenção de uma análise do produto final sem substâncias activas/pesticidas quantificáveis. O principal objectivo é, assim, a produção de alimentos seguros, rentabilizar a sua produção e conduzir a um sistema de produção sustentável, amigo do ambiente e capaz de responder às necessidades dos consumidores.
Uma vinha com certificação Resíduo Zero é mais sustentável, porque utiliza com mais eficiência todos os recursos, contribuindo para uma menor pegada ecológica e para a promoção da biodiversidade.
A certificação Resíduo Zero baseia-se por um lado, na combinação do uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica, mas inclui também a gestão da flora, fauna e águas pluviais.
A Quinta do Paço iniciou este processo em 2019, com uma pequena parcela de 1 hectare, obtendo resultados bastante positivos que lhe permitiram, passados três anos, alargar o processo ao resto da propriedade, reunindo assim todas as condições para a certificação de produção sem resíduos.
A Quinta do Paço estende-se ao longo de 27 hectares, possuindo cerca de 15 hectares de vinha plantada com uma diversidade de castas autóctones, tintas e brancas, típicas da sub-região da Serra da Estrela, na Região do Dão, destacando-se pela sua beleza paisagística, pela história que encerra, pela qualidade dos vinhos e agora também pela sustentabilidade da sua vinha.

Notícias Relacionadas