Prova de triatlo Estrela Xtreme Triathlon com inscrições Abertas

Gouveia | Desporto

O Município de Gouveia acolhe, no próximo dia 24 de Setembro, a prova de triatlo Estrela Xtreme Triathlon e as inscrições encontram-se já a decorrer.
O Estrela Xtreme Triathlon baseia-se noutras provas idênticas e de referência internacional realizadas na Europa, propondo aos participantes um tri-desafio, composto por provas de natação, ciclismo e atletismo.
O objectivo passa por ligar os Municípios de Gouveia e Manteigas por água e por terra, aproveitando, ao máximo, o relevo do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como a qualidade paisagística e ambiental da região.
A competição exige que os atletas enfrentem 1,9 km a nadar, 105 Km a pedalar e 21km a correr, revestindo-se de dificuldades naturalmente compatíveis com as especificidades climáticas e, principalmente, orográficas do território.
No segmento de natação, os 1,9 km vão ser nadados nas águas límpidas e cristalinas do Vale do Rossim, localizada a cerca de 1400 metros de altitude, consistindo num percurso triangular, de uma a duas voltas.
No caso da prova de ciclismo prevê um desnível positivo de 2600 metros, iniciando-se, também, na Lagoa do Vale do Rossim e terminando no Parque da Várzea, em Manteigas.
O percurso é realizado ao longo de 105 kms e encontra-se dividido em 5 troços: 1º Troço – Vale do Rossim – Penhas Douradas – Estrada Nacional EN232 – Estrada Florestal de São Sebastião – Manteigas; 2º Troço – Manteigas Estrada Nacional EN338 – Vale Glaciar – Estrada Nacional EN339 – Torre; 3º Troço – Torre – Estrada Nacional EN339 – Sabugueiro; 4º Troço – Sabugueiro – Estrada Municipal CM1125 – EN232 – Gouveia; 5º Troço – Gouveia Estrada Municipal CM1112 – Estrada Caminho Natural – Estrada Nacional EN232 Parque da Várzea.
O trajecto será feito, maioritariamente, em estrada de alcatrão, passando em locais emblemáticos e com paisagens de cortar a respiração.
A corrida estende-se ao longo de 21 km com um desnível positivo de 900 metros, maioritariamente feito em estradões de montanha com pequenos percursos de alcatrão e troços com uma componente técnica de montanha de moderada dificuldade.
O Estrela Xtreme Triathlon promete ser um evento exigente e desafiador, levando os atletas a aventurar-se por percursos inóspitos e testar os seus limites, constituindo, também, um convite à descoberta dos encantos da Serra da Estrela.

Notícias Relacionadas