Prémio Abel Manta de Pintura com inscrições abertas

Gouveia

Estão abertas até ao dia 30 de Abril de 2023, as candidaturas à 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura. O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. O Júri de Selecção é composto por três personalidades: a neta de Abel Manta, arquitecta e pintora Isabel Manta, que preside e indica o segundo elemento; o representante do Município de Gouveia.
Este Júri selecciona, dos trabalhos a concurso, aqueles que irão constituir a exposição do Prémio, sendo um deles a pintura distinguida com o Prémio Abel Manta de Pintura, no valor de 5 mil euros atribuídos ao seu autor. A pintura será pertença do Município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
Poderão também ser atribuídos Diplomas de Menção Honrosa e todos os participantes serão contemplados com diplomas de participação.
A obra premiada será anunciada no dia 31 de Maio, e a entrega do prémio ao vencedor será realizada em sessão pública, a 11 de Agosto. Na mesma data será inaugurada a exposição das obras seleccionadas, que poderá ser visitada até 5 de Outubro de 2023.
Nas nove edições cumpridas do Prémio Abel Manta de Pintura, foram recebidas 860 obras de 558 concorrentes, seleccionadas 84 pinturas de 67 artistas e premiadas 19 pinturas de 14 artistas.
Com este prémio, o Município de Gouveia continua a promover, valorizar e divulgar a criação artística nacional e os artistas nacionais, no âmbito das Artes Plásticas, mais precisamente da Pintura, de que Abel Manta foi digno representante.

Notícias Relacionadas