Município de Gouveia participa na FITUR com “Terras da Transumância”

Feira Internacional de Turismo

O Município de Gouveia vai participar na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que está a decorrer até 22 de Janeiro, em Madrid, juntamente com os Municípios que compõem a rede cultural “Terras da Transumância”, Castro Daire, Gouveia, Seia e Fundão (através da associação Gardunha 21).
A FITUR – Feira Internacional de Turismo é um dos maiores certames internacionais de promoção turística e a feira líder do segmento para os mercados Ibero – Americanos. É um fórum de encontro dos profissionais do sector, que marca o calendário de apresentação de novas marcas, produtos e tendências. E uma oportunidade para estabelecer contactos, parcerias e procurar oportunidades.
O Município de Gouveia dará a conhecer ao público o calendário anual de actividades que, no âmbito da rede cultural Terras da Transumância, irão decorrer em Gouveia no ano 2023. As iniciativas começam com o “Mercado do Queijo”, que este ano se realiza a 7 e 8 de Abril, desencontrado dos restantes certamos do género e num período de forte afluência turística à Serra da Estrela – o fim-de-semana da Páscoa. A “Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra” acontece a 11 de Junho e a Bênção dos Rebanhos de Vila Franca da Serra a 9 de Julho. A Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem, um dos momentos altos do calendário de actividades da rede cultural Terras da Transumância, está programada para o mês Agosto de 2023, em data ainda a definir. A Romaria da Nossa Senhora de Assedasse encerrará a agenda, cumprindo-se a 8 de Setembro.
A rede cultural “Terras da Transumância” consiste numa parceria firmada entre os municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e Fundão com o objectivo valorizar, preservar, estruturar, promover e aumentar a visitação de um conjunto de actividades tradicionais e identitárias, que integram uma narrativa em torno do ciclo do queijo e são parte do património cultural e imaterial destes territórios.

Notícias Relacionadas