Municipio de Gouveia apoiou 40 associações

Gouveia

Em 2022, o Município de Gouveia apoiou 40 associações num investimento directo que ascende a 87.500,00 euros. A autarquia presidida por Luís Tadeu explicou que as associações do concelho de Gouveia foram “apoiadas em 55.000,00 euros de apoios ordinários e 32.500,00 euros de apoios extraordinários”.
A atribuição dos subsídios ordinários é feita mediante a apreciação dos planos de actividades propostos pelas associações culturais, através dos critérios anualmente definidos pela Câmara Municipal.
Para o ano de 2022, os critérios definidos pela Câmara Municipal determinaram as seguintes tipologias das actividades a contemplar pelos subsídios ordinários: as actividades de carácter permanente ou regular, directamente relacionadas com o objecto da associação; as organizativas, com manifesto interesse cultural, patrimonial, educativo ou impacto social; e as formativas, que visassem o desenvolvimento de competências das associações na respectiva área de actividade.
Determinaram, também, a atribuição de uma pontuação às associações, mediante os planos apresentados: bandas e orquestras filarmónicas, até 1500 pontos; ranchos folclóricos federados, até 900 pontos; orfeões e grupos de dinamização musical e teatral, até 750 pontos; e as restantes colectividades, até 10 pontos.
Os pontos fossem convertidos em subsídio financeiro, através da regra matemática da proporcionalidade (regra três simples), sendo o valor a atribuir condicionado pelos montantes inscritos em orçamento.
Os subsídios de apoio extraordinário, segundo o Regulamento Municipal de atribuição de Subsídios e Apoios às Associações do Concelho de Gouveia, têm como finalidade subsidiar o desenvolvimento estrutural e organizacional das associações e o desenvolvimento de actividades pontuais de relevante interesse municipal.
Neste tipo de subsídios, as colectividades são apoiadas na construção e reabilitação de infraestruturas e na aquisição de materiais e equipamentos necessários ao seu funcionamento ou à respectiva modernização associativa.
São também apoiados os intercâmbios culturais, a participação em exibições ou exposições nacionais ou internacionais e a produção de espectáculos ou projectos culturais de relevante interesse municipal.

Notícias Relacionadas