Fórum da Cidadania

Gouveia
Fórum da Cidadania

O projecto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, que está a decorrer desde Março no concelho de Gouveia, prossegue na sexta-feira, pelas 21.00 horas, com a realização de uma reunião do Fórum da Cidadania, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
O Fórum da Cidadania pretende ser um espaço vivo de comunicação e interacção entre os grupos de encontro, animados no âmbito do projecto, e destes com representantes das instituições que constituem o tecido social do concelho de Gouveia.
A organização refere que o projecto destina-se à participação de todas as associações, autarquias, serviços públicos com expressão local, e outras entidades interessadas na vida da comunidade e no desenvolvimento local, bem como grupos informais de pessoas com vontade de colaborar e trabalhar para o bem comum do concelho. “Ao fazer a ponte entre grupos de cidadãs e cidadãos e entre estas/es e instituições, pretende-se promover a complementaridade entre democracia participativa e democracia representativa e, por isso, apela-se à participação colaborativa de todas as pessoas”, é referido.
Esta primeira reunião do Fórum da Cidadania terá como principal objectivo definir a forma de funcionamento do mesmo e apresentar já algumas ideias e propostas resultantes dos trabalhos dos grupos de formação e ver quais destas podem vir a ser concretizadas e como.
Uma “Aventura no Mundo da Cidadania” é um projecto desenvolvido pelo Grupo Aprender em Festa (GAF), em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem), financiado pelo Programa Cidadania Activa da Fundação Calouste Gulbenkian/EEA Grants, que tem objectivo promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e inter-geracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática.

 

Notícias Relacionadas