Festa dos Sabores de Montanha

> Região > Gouveia > Festa dos Sabores de Montanha
Jornal A Guarda

Gouveia – Folgosinho

A Festa dos Sabores de Montanha vai realizar-se nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, em Folgosinho, inserida no âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha. Esta aldeia do concelho de Gouveia será, durante três dias, o cenário desta grande festa realizada em torno dos produtos associados à experiência gastronómica de outono. A Festa dos Sabores de Montanha pretende valorizar os produtos como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras actividades económicas tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.
O evento vai contar com actividades ligadas à gastronomia, nomeadamente a realização do magusto comunitário, experiências gastronómicas de montanha, showcookings e oficinas gastronómicas. A iniciativa também contempla momentos de animação e espectáculos musicais, saídas de campo, workshops e seminários.
As ruas de Folgosinho serão decoradas a preceito, com os motivos da época e com objectos tradicionais e identitários da região, criando-se o cenário perfeito para receber todos quantos queiram visitar esta festa dos sabores de montanha.
A Festa dos Sabores de Montanha irá assumir também um cunho ambiental e sustentável, condicionando o uso de plástico e privilegiando a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Folgosinho e conta com as parcerias do Município de Gouveia, da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e das seguintes associações da aldeia de Folgosinho: o Clube da Caça e Pesca de Folgosinho, a Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora do Socorro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Associação de Baldios de Folgosinho, a Folgonatur e a Associação Lar de Folgosinho.
Os interessados em participar nesta iniciativa devem entregar a ficha de inscrição até ao próximo dia 24 de Outubro.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas