Feira Gastronómica ‘Alambicada’ em Vila Nova de Tazem

Gouveia

A IV Feira Gastronómica – Alambicada de Vila Nova de Tazem terá lugar entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia.
O evento pretende estimular e divulgar a Alambicada, um prato de sabor distinto e requintado, tradicionalmente confeccionado em Vila Nova de Tazem e cuja preparação é envolta num “saber fazer” ancestral e de invejável mestria.
A organização explica que “este segredo bem guardado, à base de carne de borrego e vinho branco é cozinhado, em fogo lento, em panela de ferro e em fogueira a lenha que lhe confere um paladar especial e inigualável”. E acrescenta: “Um processo demorado e sob pressão, semelhante ao da preparação da aguardente em alambique, do qual herdou o nome”.
A 4.ª Feira Gastronómica – Alambicada de Vila Nova de Tazem surge também com vista à promoção do potencial vitivinícola da região demarcada do Dão – sub-região Serra da Estrela, contando com a participação de vários produtores de vinho do concelho de Gouveia, que proporcionarão aos visitantes a participação nas vindimas, visitas às adegas e provas de vinhos.
Para além da gastronomia de excelência, o programa da festa também inclui a actuação de grupos de animação musical, animação cultural e uma feira de artesanato onde os produtores locais poderão mostrar o que de melhor a região tem para oferecer.
A Feira Gastronómica – Alambicada é uma iniciativa da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem e do CLDS – Integrar 4G, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem e com Câmara Municipal de Gouveia, contando também com a colaboração de várias instituições e colectividades locais.

Notícias Relacionadas