As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Encerramento das Comemorações do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira

Gouveia

O Município de Gouveia encerra, no sábado, dia 28 de Janeiro, o Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira, com um conjunto de eventos que pretendem manter a dinâmica de um programa iniciado precisamente há um ano, quando se assinalaram os cem anos do nascimento do escritor nascido em Melo.
O último dia comemorativo inicia-se com uma caminhada, pelas 9.00 horas, pelo Roteiro Literário Vergiliano, organizada pela Juventude Melense em colaboração com a Junta de Freguesia de Melo. Às 11.00 horas será apresentado, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, o volume colectivo “Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou O Apelo Invencível da Arte”, numa edição do Município de Gouveia, em colaboração com o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto, que contém dezenas de ensaios de reputados vergilianos, portugueses e estrangeiros. Este volume é também o resultado do Colóquio Internacional com o mesmo nome, realizado em Maio de 2016, no Porto e em Gouveia. De tarde, às 14.30 horas, em Melo, haverá um encontro das bandas musicais do concelho de Gouveia, seguindo-se, às 16.00 horas, a inauguração de uma estátua de Vergílio Ferreira, criação do escultor António Nogueira, no Chão do Paço, no centro da aldeia de Melo. Pelas 16.10 horas, decorrerá a sessão pública de encerramento das comemorações, com assinatura do contrato promessa de compra e venda da Vila Josephine, também conhecida por “Casa Amarela”, que pertenceu aos pais de Vergílio Ferreira e que inspirou a arquitectura da casa da ficção de “Para Sempre” e “Cartas a Sandra”.
O Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira encerra à noite, às 21.30 horas, no Teatro-Cine Gouveense, com um concerto de Rodrigo Leão.

 

Notícias Relacionadas