As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Comemorações dos 150 anos do nascimento de Fernão Botto Machado

Gouveia

Os 150 anos do nascimento do republicano Fernão Botto Machado, natural de Gouveia, vão ser assinalados naquela cidade com um programa que vai decorrer entre 19 de Julho e 3 de Novembro e que inclui colóquios, um concerto, exposições, a inauguração de um monumento evocativo e uma sessão solene, entre outras acções que abordam o pensamento e o percurso político do homenageado.
As comemorações são promovidas pela Comissão Executiva dos 150 anos de Nascimento de Fernão Botto Machado e pela Assembleia Municipal de Gouveia com o objectivo de evocar “um dos mais ilustres gouveenses”.
As comemorações começam no dia 19 de Julho, com o colóquio “Fernão Botto Machado entre a Monarquia e a República” e um concerto pela Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado. No dia 20 de Julho, terá lugar a inauguração do monumento evocativo do aniversário de Fernão Botto Machado e a distribuição do Jornal evocativo da efeméride. Será inaugurada a exposição “Vida e Obra literária de Fernão Botto Machado”, na Galeria João Abel Manta e haverá a sessão solene de “Evocação dos 150 anos do nascimento de Fernão Botto Machado” e a apresentação/reedição da obra “No Parlamento”, de Fernão Botto Machado. As comemorações prosseguem no dia 4 de Outubro, com o colóquio/debate “Fernão Botto Machado e a República”, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira. Está agendado o espectáculo de Teatro “Escravos Modernos”, pelo Grupo Escola Velha, no Teatro Cine de Gouveia. De 5 a 31 de Outubro decorrerá um programa nas escolas para divulgação do pensamento e da obra de Fernão Botto Machado. No dia 3 de Novembro, acontece o encerramento das comemorações com a inauguração da exposição “Ecos da Morte de Fernão Botto Machado na imprensa” e com o colóquio “Fernão Botto Machado, um homem simples, um idealista”, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
A Comissão Executiva das comemorações, liderada por Gil Barreiros, presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, lembra que Fernão Botto Machado “abraçou, para além das causas sociais dos trabalhadores, a luta pela emancipação das mulheres, a instrução pública para todos e o direito dos animais, entre outras”. “Foi candidato socialista em 1903 e em 1910 pelo Partido republicano, vindo a ser eleito para a Assembleia Constituinte nas eleições de 1911. Fernão Botto Machado enquanto deputado foi uma voz que fez a diferença no Parlamento, uma voz respeitada por todos, mas apenas compreendida por alguns. Teve um comportamento ímpar de coerência política”, é também salientado.

Ler também:  Gouveia – Apreensão de 175 quilos de pinhas mansas

Notícias Relacionadas