Gouveia
No dia 30 de Junho, altura em que se completaram 56 anos que Vergílio Ferreira terminou o romance “Aparição”, o Município de Gouveia apresentou o programa das Comemorações do Centenário do Nascimento do escritor (1916-2016). As comemorações terão início oficial a 28 de Janeiro de 2016, e encerramento, no ano seguinte, no mesmo dia e mês.
Almeida Faria e Eduardo Lourenço, duas referências da literatura e do pensamento da língua portuguesa estiveram em Gouveia, para evocar o amigo e o escritor.
Do programa comemorativo do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira constam diversas iniciativas, sendo objectivo do Município oferecer uma matriz interartística ao mesmo. Para o efeito, o Município de Gouveia irá celebrar não só a palavra e a arte literária vergiliana mas também a sua atenção e encantamento por outras artes como, por exemplo, a música, a pintura e a fotografia, bem como a importância que as mesmas adquirem na ficção. Trata-se de um programa que pretende abranger, ao longo de todo o ano de 2016, uma exposição, a inaugurar em Gouveia, intitulada “Vergílio Ferreira – Os Caminhos da Escrita e a Fascinação da Arte”, uma jornada de evocação sobre a vida e a obra de Vergílio Ferreira, um colóquio internacional que aspira reunir os mais marcantes estudiosos, nacionais e estrangeiros, da obra do autor de “Para Sempre”, uma exposição de pintura, um concerto musical, peças de teatro e a exibição dos filmes baseados nos romances “Cântico Final” e “Manhã Submersa”. Outras iniciativas do Município de Gouveia, que marcarão as comemorações do centenário, integram a criação do primeiro site inteiramente dedicado a Vergílio Ferreira, que já está disponível através do link www.vergilio ferreira.pt, a reposição do busto do escritor na Praça de S. Pedro, a reedição do livro “Vergílio Ferreira: de Melo a Cidadão do Mundo”, de Alípio de Melo, a par com as cerimónias de divulgação e de entrega do Prémio Vergílio Ferreira na modalidade romance e a apresentação do Concurso Literário Juvenil Um Conto Até ao Fim. Constituirá igualmente um momento alto das Comemorações do Centenário do Nascimento do escritor a apresentação do Roteiro Vergíliano, uma iniciativa que pretende dar a conhecer alguns lugares da aldeia natal do autor que inspiraram a construção do palco principal de quase todos os seus romances e narrativas breves.
Nascido em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, a 28 de Janeiro de 1916, Vergílio Ferreira é um dos maiores romancistas da literatura de língua portuguesa e autor de alguns dos títulos que marcaram a paisagem da ficção nacional da segunda metade do século XX.