Bombeiros de Vila Nova de Tazem com Equipa de Intervenção Permanente

> Região > Gouveia > Bombeiros de Vila Nova de Tazem com Equipa de Intervenção Permanente
Jornal A Guarda

Gouveia

O Município de Gouveia conseguiu garantir a atribuição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem.
Na sequência dos contactos efectuados pelo Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, em colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, no sentido de obter a atribuição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para o concelho de Gouveia, o Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, comunicou o seu parecer favorável, atribuindo ao corpo de Bombeiros de Vila Nova de Tazem esta nova Equipa.
A constituição desta Equipa resulta de um protocolo, que será formalizado, entre a Câmara Municipal de Gouveia, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem e prevê a constituição de um grupo de cinco elementos em regime de permanência. A esta nova equipa serão atribuídas uma série de competências consideradas fundamentais em termos de protecção civil no futuro, pela sua área de actuação e capacidade de intervenção.
“O objectivo principal desta medida é melhorar a eficiência da protecção civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, designadamente mediante a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de protecção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando”, explica a Câmara de Gouveia, em comunicado.
O município de Gouveia vai suportar metade dos custos, nomeadamente despesas relativas a remunerações e contribuições para a segurança social dos cinco elementos da EIP, num investimento de cerca de 50 mil euros, enquanto a outra metade será da responsabilidade da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
A EIP para a corporação desta vila do concelho de Gouveia é uma das 41 a quem foram atribuídas em todo o país, cumprindo-se a intenção do governo em constituir 120 equipas até ao final de 2018, reafirmando-se o desejo de que todas as corporações do país tenham pelo menos uma equipa de intervenção permanente, profissional.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas